

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17

META 17: Parcerias para metas
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável:
Alcançar as metas ambiciosas da Agenda 2030 requer uma parceria global revitalizada e aprimorada que reúna governos, sociedade civil, setor privado, o sistema das Nações Unidas e outros atores, mobilizando todos os recursos disponíveis. Cumprir as metas de implementação, incluindo levantar os fundos necessários, é a chave para tornar a Agenda uma realidade, assim como a implementação total da Agenda de Ação de Adis Abeba. O aumento do apoio aos países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, os países em desenvolvimento sem litoral e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento, é essencial para o progresso equitativo de todos.
Parcerias mais fortes contribuirão para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável por meio da mobilização de recursos, compartilhamento de conhecimento, promoção da criação e transferência de ESTs e capacitação. Há uma enorme margem para tornar o sistema financeiro existente mais sustentável, integrando a dimensão ambiental.
O aumento da cooperação entre organizações multilaterais, doadores e o setor privado é necessário para fornecer aos países em desenvolvimento e beneficiários tecnologias que aumentem a eficiência no uso dos recursos naturais, gerem poucos resíduos, tratem a poluição gerada e mitiguem as mudanças climáticas.