

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11

META 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis:
Existe uma forte ligação entre a qualidade de vida nas cidades e a forma como as cidades aproveitam e gerem os recursos naturais de que dispõem. Até o momento, a tendência de urbanização tem sido acompanhada por maior pressão sobre o meio ambiente e demanda acelerada por serviços básicos, infraestrutura, empregos, terras e moradias populares, especialmente para os quase 1 bilhão de pobres urbanos que vivem em assentamentos informais.
Devido à alta concentração de pessoas, infraestrutura, habitação e atividades econômicas, as cidades são particularmente vulneráveis às mudanças climáticas e aos impactos de desastres naturais. O desenvolvimento da resiliência urbana é essencial para evitar perdas humanas, sociais e econômicas, ao mesmo tempo que é necessário melhorar a sustentabilidade dos processos de urbanização para proteger o meio ambiente e mitigar o risco de desastres e mudanças climáticas.
Cidades eficientes em termos de recursos combinam maior produtividade e inovação com custos mais baixos e impactos ambientais reduzidos, ao mesmo tempo em que proporcionam maiores oportunidades para escolhas do consumidor e estilos de vida sustentáveis.
Fatos e estatísticas / Fatos e números:
As cidades do mundo ocupam apenas 3% das terras da Terra, mas são responsáveis por 60 a 80% do consumo de energia e 75% das emissões de carbono.