

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2

META 2: Fome zero
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhor nutrição e promover a agricultura sustentável: a natureza fornece fontes diretas de alimentos e uma gama de serviços ecossistêmicos (por exemplo, polinização, formação do solo, ciclagem de nutrientes e regulação da água) que apoiam as atividades agrícolas e contribuem para a segurança alimentar e nutrição.
O aumento da população mundial e a mudança dos padrões de consumo pressionam o meio ambiente, criando a necessidade de produzir alimentos para outros dois bilhões de pessoas até 2030, ao mesmo tempo que preserva e aprimora a base de recursos da qual depende o bem-estar das gerações presentes e futuras. Isso é importante considerando que a expansão insustentável da agricultura tem gerado graves problemas ambientais, como a erosão do solo, a poluição das águas por agroquímicos e a emissão de gases de efeito estufa.
Mudanças climáticas e desastres "naturais" como secas, deslizamentos de terra e inundações afetam muito a segurança alimentar. A gestão do risco de desastres, a adaptação às mudanças climáticas e a mitigação são essenciais para aumentar a qualidade e a quantidade das safras.